(Todas as informações aqui expostas têm por base literatura fidedigna)

Arroz Integral


Opte sempre pelo arroz integral por ser mais nutritivo.

Deve ser demolhado durante umas horas antes de cozinhar para neutralizar os inibidores de enzimas, removendo os fitatos ou ácido fítico, substâncias que bloqueiam a absorção de uma série de nutrientes essenciais ao organismo, como o cálcio, ferro, magnésio e zinco.

Depois de demolhado, lavar novamente com água limpa e só depois iniciar o processo de cozedura.

Por ser rico em fibras é um libertador de gorduras do organismo e um aleado na saúde cardiovascular e do aparelho digestivo. 
Possui vitaminas do complexo B e um conjunto de minerais essenciais à nossa saúde.

Deve ser incluído na nossa alimentação como um bom e saboroso acompanhamento, adicionado a sopas, saladas frias ou para confecionar umas saborosas papas de arroz.

Reduz a gordura abdominal e promove a limpeza intestinal.

Sem glutén.

Castanha do Brasil


Castanha do Brasil, do Pará ou do Maranhão são nomes dados à mesma oleaginosa muito benéfica para a saúde.

Por ser muito rica em selénio, devemos comer uma por dia, não mais porque uma ingestão continuada desse nutriente acima do limite pode resultar numa quantidade excessiva no sangue levar a uma reação tóxica chamada selenose.

Para além do selénio, também possui magnésio, fósforo, zinco e vitamina B, o que o torna num antioxidante de alto valor que permite ajudar na regeneração e imunidade. Regeneração muscular, cerebral e cardiovascular.
Dá energia, previne doenças, regula o colesterol e a tensão arterial.

Pode ser conservada em frasco de vidro e ser consumida ao pequeno almoço ou isoladamente durante o dia.

Uma por dia é a dose recomendada recomendada, mais que isso torna-se prejudicial para a saúde.

Kombucha


A kombucha é uma bebida à base de chá verde ou preto fermentado.

Para além dos seus benefícios para a saúde, esta bebida possui um agradável sabor e gás formado naturalmente pela fermentação, permitindo substituir os refrigerantes e bebidas comerciais. Vai poder ainda produzir a partir da Kombucha vinagre caseiro, que tem diversos usos úteis!

Apesar de se ter tornado conhecida nos últimos anos, tem sido consumida desde há milénios de anos em diferentes países. Tem ganho popularidade devido aos seus benefícios e propriedades, e também graças ao seu agradável sabor. A pesquisa tem mostrado que a kombucha parece ter propriedades anti microbiais, antioxidantes, anticancerígenas, antidiabéticas, como tratamento para úlceras gástricas, alto colesterol , entre outros. Parece também ter um impacto na resposta imune e desintoxicação do fígado.
(Dicas da Oksi)

Aipo


O aipo é é uma planta aromática comestível da família das apiáceas que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, analgésicas e protetora do fígado por ser rico em flavonoides, saponinas, vitaminas A, V, C, E, K, cálcio, potássio, sódio, fósforo e minerais que favorecem o sistema imune e o metabolismo.

É um poderoso desintoxicante, depurativo, diurético e também ajuda a regular os índices glicémicos, colesterol, ácido úrico e pressão arterial.

Como é constituído por cerca de 95% de água, rico em fibra e  baixa quantidade de gordura e proteínas torna-se uma boa opção para dietas. Utilizado em sumos, sopas, saladas ou mesmo consumido como um snack.

Hortelã

A hortelã é uma planta medicinal e aromática, presente em todas as cozinhas portuguesas e vastamente usada especialmente em sopas, sumos e chás, mas que também tem propriedades que ajudam a tratar vários  problemas digestivos.

As principais utilizações do chá de hortelã, para além do seu agradável sabor, é diminuir gases intestinais, ajudar na digestão ou acalmar enjoos e vômitos.
Como contém ácido ascórbico, mentol e tinol na sua composição é excelente para o tratamento de gripes e constipações.

É comum tomar um chá de hortelã como calmante, para aliviar a dor de cabeça ou somente aconchegar o estomago.  

Pimento


Os pimentos no ínicio são verdes, mas quando amadurecem podem tornar-se vermelhos, amarelos ou alaranjados.

O pimento verde tem um paladar mais intenso enquanto os restantes se tornam mais doces.

O pimento é caracterizado pelo seu baixo valor energético e elevado teor em fibra, auxiliando deste modo a regular o trânsito intestinal o apetite e a controlar o peso.
É rico em vitamina C e  A, principalmente nos amarelos.
O pimento amarelo tem de vitamina C mais de 200%  por cada 100 g da dose diária de vitamina C que necessitamos.

Estas vitaminas têm propriedades importantes para visão, cabelos e pele.

No que respeita ao teor em minerais é de realçar o potássio elevado e o sódio reduzido, o que por sua vez facilita a eliminação de líquidos,  importante no processo de contração muscular e regulação da tensão arterial.

É uma hortaliça muito uito usada na culinária devivo ao seu sabor carateristico e forte.

Salsa


Fortalece o sistema imunitário e combate o envelhecimento precoce por ser rica em vitamina C, antioxidantes e flavonoides, especialmente luteolina.
É rica em ferro e ácido fólico prevenindo e combatendo anemias.
Por ser diurética ajuda a purificar os rins, controlar a tensão arterial e por consequência benéfica a nível cardiovascular.
Ajuda no controle da diabetes também pela ação diurética.
Purifica o sangue, evitando a formação de coágulos e prevenindo tromboses e AVC.
Melhora a saúde da pele e a digestão devido ao seu alto teor de antioxidantes.
Controla a hipertensão por ser diurética.
Combate infeções urinárias pela sua ação antibacteriana e diurética.

Tomar ma infusão de salsa é mais eficaz nos fins medicinais referidos.

O seu aroma e sabor é fundamental no finalizar de qualquer prato.

Banana



Por ser rica em carboidratos, é normalmente retirada das dietas de emagrecimento, no entanto, um dos principais benefícios desta fruta é dar energia e aumentar a sensação de saciedade equilibrando os níveis de apetite. Dá uma sensação de bem estar, por ser rica em triptofano, um composto importante para melhorar o humor.

Por ser um fruto rico em potássio, a banana auxilia a baixar a pressão sanguínea, protegendo, assim, de doenças cardíacas.

O potássio e magnésio são também uma ajuda no alívio de cãibras.

Contém vitamina A que está relacionada com a saúde e proteção dos olhos, vitaminas do complexo B que ajudam a acalmar o sistema nervoso e melhorar o sono, ferro para prevenir e tratar anemias e alto teor de fibra que regula o intestino e melhora o processo digestivo.

Os seus estados de maturação também têm diferentes características, sendo o fruto mais verde usado como ajuda na diarreia e mais maduro no melhoramento do transito intestinal.

A banana demasiado madura pode e deve ser consumida porque contém uma substancia conhecida como TNF- Fator de Necrose Tumoral, eficaz a combater as células que apresentam algum tipo de anomalia, como as células cancerígenas.

Arroz integral


O arroz integral mantém a camada de farelo e germe sendo assim mais nutritivo que o branco. É mais duro e tem um suave sabor a noz.

No entanto deve ser demolhado durante umas horas antes de cozinhar para neutralizar os inibidores de enzimas, removendo os fitatos ou ácido fítico, substâncias que bloqueiam a absorção de uma série de nutrientes essenciais ao organismo, como o cálcio, ferro, magnésio e zinco.
 
Depois de demolhado, mudar a água para eliminar todas as toxinas, lavar novamente com água limpa e só depois iniciar o processo de cozedura.

Muito rico em fibras alimentares é um libertador de gorduras do organismo, por isso um aleado na saúde cardiovascular e do aparelho digestivo. 
Possui vitaminas do complexo B e um conjunto de minerais essenciais a nossa saúde.

Deve ser incluído na nossa alimentação como um bom e saboroso acompanhamento.

Reduz a gordura abdominal e é muito utilizado nas dietas macrobiótica: a dieta nº 4 é consumir arroz integral com alguns legumes durante 10 dias seguidos.

Sem glutén.

Lentilhas



Leguminosa de origem asiática, com um valor nutricional muito elevado e pobre em calorias.
Muito rica em proteínas, tem também vitaminas, salientando a B1 e sais minerais.
O ferro, fósforo, cálcio, magnésio e potássio são alguns dos seus nutrientes essenciais ao nosso bem estar.
A sua fibra regula os intestinos e absorve toxinas baixando o colesterol, o cálcio protege os ossos, o ferro ajuda na prevenção e tratamento de anemias.
É também um excelente aliado no sistema hormonal feminino devido as lignanas que possuem uma ação semelhante aos estrogénios.

Há lentilhas de várias cores e tamanhos que apenas diferem no tempo de cozedura, sendo as amarelas e laranja as que requerem menos tempo.

É importante ser demolhada , à semelhança de todas as leguminosas, num mínimo de duas horas antes de cozinhar para remover o ácido fítico, que poderia reduzir a absorção de nutrientes importantes e dificultar a digestão.

Quinoa


A quinoa é um alimento de alto valor nutritivo devido  ao cálcio, ferro e omegas 3 e 6 que possui e ainda aos  aminoácidos essenciais ao nosso organismo.

Como qualquer cereal, é uma fonte de carboidratos que fornecem energia e ajudam na digestão.

Pode ser usada como substituta do arroz, por ter o dobro da proteína, ser de digestão lenta, e ter baixo nível glicémico o que é uma ajuda na alimentação de diabéticos e de quem pretende perder peso.

A quinoa é um dos alimentos mais completos que podemos consumir e os seus benefícios mais relevantes são no combate a anemia,  na preservação da memória, no aumento da imunidade e da massa muscular, na prevenção de doenças cardiovasculares, na diabetes e na perda de peso.

É importante ser demolhada num mínimo de duas horas antes de cozinhar para remover o ácido fítico, que poderia reduzir a absorção de nutrientes importantes e dificultar a digestão.


A quinoa não contém glúten.