(Todas as informações aqui expostas têm por base literatura fidedigna)

Banana



Por ser rica em carboidratos, é normalmente retirada das dietas de emagrecimento, no entanto, um dos principais benefícios desta fruta é dar energia e aumentar a sensação de saciedade equilibrando os níveis de apetite. Dá uma sensação de bem estar, por ser rica em triptofano, um composto importante para melhorar o humor.

Por ser um fruto rico em potássio, a banana auxilia a baixar a pressão sanguínea, protegendo, assim, de doenças cardíacas.

O potássio e magnésio são também uma ajuda no alívio de cãibras.

Contém vitamina A que está relacionada com a saúde e proteção dos olhos, vitaminas do complexo B que ajudam a acalmar o sistema nervoso e melhorar o sono, ferro para prevenir e tratar anemias e alto teor de fibra que regula o intestino e melhora o processo digestivo.

Os seus estados de maturação também têm diferentes características, sendo o fruto mais verde usado como ajuda na diarreia e mais maduro no melhoramento do transito intestinal.

A banana demasiado madura pode e deve ser consumida porque contém uma substancia conhecida como TNF- Fator de Necrose Tumoral, eficaz a combater as células que apresentam algum tipo de anomalia, como as células cancerígenas.