Ao longo dos anos tenho vindo a pesquisar e reunindo informações sobre alimentos, mais concretamente sobre os benefícios que podemos retirar deles para manter e preservar a nossa saúde.
(Todas as informações aqui expostas têm por base literatura fidedigna)
Abóbora
A abóbora é uma planta proveniente da América Central e pertence à família das cucurbitáceas, a mesma da do melão, melancia e do pepino.
Possui um baixo valor energético de apenas 9 Kcal por 100g e vários tipos de carotenóides na polpa do fruto (que lhe dá a cor laranja e amarela) sendo que o beta- caroteno é pigmento predominante. São substâncias com características antioxidantes e no caso do beta-caroteno este é convertida parcialmente em vitamina A no organismo.
Além desta substância protetora das nossas células, a abóbora também contém bioflavonóides, bloqueadores dos recetores de determinadas hormonas relacionadas com o cancro, e esteróis que são convertidos em vitamina D no organismo. Possui quantidades apreciáveis de potássio e outras vitaminas e minerais como o ferro, cálcio, magnésio, vitaminas B e C.
Na cozinha a abóbora apresenta uma grande versatilidade. Esta pode ser utilizada em entradas, sopas, pratos e sobremesas.(Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde)