(Todas as informações aqui expostas têm por base literatura fidedigna)

A preferência pelos produtos biológicos


Inicialmente podemos pensar que comprar produtos biológicos  vai provocar um grande défice no orçamento familiar, mas na verdade as vantagens são compensatórias.
Num produto biológico podemos aproveitar "da rama à raiz" sem haver praticamente perdas.

Os legumes biológicos podem e devem ser cozinhados com casca (onde quase sempre se concentram a maior quantidade de nutrientes) e fazer o consumo de folhas e ramas.
Este aproveitamento vai reduzir os custos e os resíduos doméstico, sendo assim uma mais valia ecológica.
Os produtos biológicos têm também uma duração mais longa, mantém-se frescos e rijos durante mais tempo, não havendo perdas desde a compra à utilização.

Além dos motivos económicos a questão da saúde é muito importante, para quem os consome e para quem os cultiva e trata.

Nos EUA foi feito um estudo pelo National Research Council (NRC) que concluiu que a ingestão alimentar representa a principal fonte de exposição a pesticidas em bebes e crianças, e essa exposição pode ser responsável pelo aumento de riscos à saúde.
Este estudo foi feito com base na dieta de 23 crianças em idade escolar através do biomonitoramento urinário.
Substituindo a maioria das dietas convencionais das crianças por alimentos orgânicos e fazendo duas amostras diárias de urina, durante o período de 15 dias de estudo, detectaram que as concentrações urinárias médias dos metabólicos específicos para melatião e clorpirifós (pesticidas usados na agricultura) diminuíram para os níveis não detectáveis ​​imediatamente após a introdução das dietas orgânicas e permaneceram indetectáveis ​​até que as dietas convencionais foram reintroduzidas.

Analisaram ainda vários frutos e legumes e criaram uma lista com a indicação dos principais alimentos a não consumir não sendo biológicos.
Essa lista é encabeçada pela maçã, um dos fruto mais vulgares e mais consumidos, sobretudo pelas crianças e a maior parte das vezes sem retirar a casca.

Devemos consciencializar-nos de tudo isto e progressivamente introduzir os produtos biológicos.

Pela minha experiência, posso afirmar que a relação entre os custos, sabor, desperdício e saúde não tenho duvidas em preferir e consumir apenas produtos biológicos.