(Todas as informações aqui expostas têm por base literatura fidedigna)

O perigo do açucar


Dados divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) alertam para o consumo de açúcar, não só pelo perigo de obesidade mas como sendo um dos principais responsáveis pelas doenças em geral.
É altamente viciante. Se comermos todos os dias alimentos com açúcar adicionado dificilmente o deixamos de fazer e passa a ser uma ameaça para a saúde.
Provoca e alimenta muitas doenças e é o principal responsável pelo aumento da diabete.
Se dantes a diabetes tipo 2 era conhecida como uma doença de velhice, mas hoje já se alargou a pessoas bem mais jovens.
Não conta só o que adicionamos pela nossa mão, mas todos os refrigerantes, bolachas, bolos, cereais, pão ou até fiambre que contém consideráveis doses de açúcar.
Se lermos os ingredientes dos produtos que consumimos verificamos que a grande maioria contém açucares.

Desintoxicar de açúcar?


Depois desta brevíssima descrição sobre os malefícios dos açucares talvez fiquemos com vontade de deixar de consumir, mas verificamos que não é fácil, porque tal como qualquer outro vício esta privação é difícil e necessita de um grande esforço e força de vontade.

Temos de preparar a mente e deixar os doces de forma radical.  Não devemos facilitar e achar que "é só hoje ou é só mais um" porque isso pode levar ainda a um maior consumo.

Sobretudo nos primeiros dias vamos ter vontade de adoçar a boca, e é nessa altura que temos de encontrar um modo de substituição para não falhar. Não devemos substituir por alimentos com frutose, adoçante ou até mel, senão ficamos com a mesma  sensação de doce e continuamos a alimentar o vício.
Podemos sim, obtar por um batido de banana ou morango, uma maça assada só com canela, um punhado de frutos secos.
Devemos puxar pela imaginação e escolher apenas alimentos naturais para saciar a vontade de bolos e chocolates.
Se ao fim de duas semanas provamos uma sobremesa, achamo-la extremamente doce.
Com o tempo passamos mesmo a ficar enjoados com os doces que comíamos inicialmente.

Não devemos comer doces quando estamos nervosos, tristes ou temos um problema, porque ao fazer isto estamos a aumentar qualquer uma destas situações já que o açúcar intoxica a flora intestinal e promove doenças.
Se nos mentalizarmos que o açúcar nos prejudica a saúde, que por causa dele podemos adoecer, certamente vamos querer deixar de o consumir.

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